Start America by Dani Azeredo

As dúvidas mais comuns sobre o visto de estudante para os Estados Unidos!

Introdução
Seu sonho é ir estudar nos Estados Unidos e tirar o visto de estudante, mas por mais que veja infinitos vídeos no Youtube, as dúvidas tendem apenas a duplicar de tamanho? É normal, principalmente com tanta informação recebida que você tende a não absorver nenhuma.

É por isso que decidi formular um artigo reunindo aquelas dúvidas mais frequentes que identifiquei nas pessoas que estão planejando viajar para os Estados Unidos e não sabem muita coisa sobre os tipos de visto e para quem eles servem.

Para falar sobre os vistos de estudante, preciso que você pegue uma caneca de café ou chá e puxe um caderno e uma caneta, pois as dúvidas são muitas e entre elas pode estar a sua, então nunca é ruim anotar alguma coisa que você pode (e provavelmente) vai precisar usar futuramente.

  • O que é o visto F1?
    O F1 é o visto ideal para aquelas pessoas que desejam realizar um curso de graduação em uma Universidade Americana, fazer idiomas no mesmo tipo de instituição ou um curso de línguas intensivo nos Estados Unidos, e o visto recomendado para pessoas que pretendem concluir um curso com mais de 18 horas semanais.
  • O que é o visto F2?
    O visto F2 é feito para o acompanhante do estudante. O visto F2 vem sempre acompanhado do visto de estudante, o visto F1. Ele é necessário para a pessoa que deseja acompanhar o esposo(a) ou mãe por um período de tempo enquanto o estudante está realizando um curso nos Estados Unidos. Nesse caso, esses então são seus dependentes e elegíveis para o Visto F2.
  • O visto de estudante (F1) tem validade de quanto tempo?
    Enquanto um visto de turismo pode chegar a uma validação de 6 meses, o visto F1 tende a durar 4 anos ou durante toda a duração do curso daquele que solicitou o visto, além de alguns dias ou meses a mais para viajar e aproveitar um tempinho como turista após o fim do curso.
    Mas, o tempo quem concede é o oficial consular após a sua entrevista no Consulado, então pode variar muito de pessoa para pessoa, de situação para situação.
  • Posso estudar em escola pública (fazer um curso gratuito) nos Estados Unidos com visto de estudante?
    Não. Escolas gratuitas não emitem I20, ou seja, você não poderá solicitar um visto de estudante para estudar de graça nos Estados Unidos.
  • Perco o visto de turista se solicito o de estudante?
    Não. São vistos diferentes e você fica com os dois vistos no passaporte, caso seja aprovado. Pode haver cancelamento de visto de turista, nas seguintes situações: você ficar nos Estados Unidos por muitos meses e não conseguir comprovar como se manteve financeiramente no país neste tempo; você ter violado seu status imigratório com visto de turista, como matricular filhos em escola pública ou trabalhar ilegalmente; postura na entrevista onde o oficial possa entender que você representa ser um risco imigratório para os Estados Unidos.
  • Posso trabalhar com visto de estudante?
    Não. A não ser que seu curso seja de qualificação profissional (cursos de longa duração como Certificates, MBA, graduação, graduação tecnológica, mestrado ou Doutorado) que vai possibilitar ter uma permissão de trabalho (CPT e OPT).
  • Posso ter dependentes com visto de estudante?
    Pode. São dependentes filhos menores de 21 anos e cônjuges (casamento legal, união estável não é reconhecida pelo Consulado).
  • Meu dependente (F2) pode trabalhar?
    Infelizmente não é permitido nos Estados Unidos o dependente trabalhar durante o tempo em que o solicitante do visto F1 estiver realizando um curso.
  • Meu dependente (F2) pode estudar Inglês?
    Sim, é permitido o estudo do inglês do dependente enquanto o solicitante do visto F1 estiver realizando um curso.
  • O que é comprovação financeira?
    É o valor que a Imigração americana exige que todo o estudante internacional deve apresentar através de extrato bancário para a escola e para a sua entrevista no Consulado. Valor de comprovação é uma média onde você deve comprovar que possui dinheiro para pagar todo seu programa de estudos, custos com material didático, acomodação e despesas pessoais.
  • Qual o valor da comprovação para visto de estudante?
    O valor da comprovação vai depender da escola que você vai estudar. Cada escola estabelece um valor diferente. Na aba Orçamentos de Intercâmbio você vai ter esses valores.
  • Posso tirar carteira de motorista nos Estados Unidos com visto de estudante?
    Sim, pode.
    Preciso ter Ensino Médio para solicitar o visto de estudante?
    Sim, a não ser que você seja adolescente e já esteja cursando o Ensino Médio.
  • Posso solicitar o visto de estudante com quanto tempo de antecedência?
    Quanto antes melhor para evitar qualquer tipo de problema, atrasos e complicações durante o processo de solicitação do visto de estudante. O recomendado é tirar 6 meses antes de iniciar suas aulas aqui nos Estados Unidos.
  • Sou menor de idade, posso fazer Intercâmbio sozinho?
    Sim, é permitido que maiores de 16 anos possam fazer Intercâmbio, desde que tenham autorização para viajarem sozinhos. Mas para aqueles ainda mais novos, sempre existe a possibilidade de um ter acompanhante do estudante que possa portar o visto F2.
  • Se o visto de estudante for negado, posso solicitar novamente? Depois de quanto tempo?
    Pode. Não existe um tempo mínimo. Mas você pode tentar na semana seguinte caso tenha sido negada por erros do DS, por exemplo.
  • Quais as taxas obrigatórias que eu pago para tirar o visto de estudante F1?
    A matrícula na escola, o DS no valor de $160 dólares e a taxa Sevis, que custa $350 dólares por F1. Tanto F1 quanto F2 pagam as taxas do DS, porém a taxa Sevis somente o F1 paga.
  • Se o visto é negado, preciso pagar tudo de novo?
    Se o seu I20 estiver válido, você somente pagará a taxa consular de $160 dólares novamente e o valor da empresa que vai fazer seu processo, caso você tenha uma. Agora, caso seu I20 perca a validade, você precisa fazer uma nova matrícula na escola e pagar a taxa Sevis novamente.
    Venha tirar mais dúvidas com a Start America.

Apesar de essas terem sido as perguntas mais frequentes acerca dos vistos F1 e F2, ainda assim pode haver dúvidas que você vai querer sanar, ainda mais se a sua universidade tiver exigido ou mencionado também o visto J1 (o que é muito comum de acontecer).

Por isso, contate a Start America, agende uma consultoria e sane todas as suas dúvidas para uma melhor experiência desde a entrevista no Consulado até o voo para os Estados Unidos!

O que você achou sobre os vistos? Tiraria algum dos dois para estudar fora ou acompanhar alguém querido na realização de um sonho?

Contate-nos