Start America by Dani Azeredo

EB-3: como buscar vagas nos Estados Unidos!

Introdução
Talvez um dos processos mais complexos, embora também mais procurados por profissionais qualificados e não qualificados, seja o visto EB-3, pois além de estar trabalhando nos Estados Unidos, você também consegue adquirir o Green Card de trabalho. Lembrando que não existe um site exclusivo para a busca de vagas de EB-3, ou seja, essa busca é focada em empresas que já tiveram processos aprovados para imigrantes (vistos de trabalho e EB’s). 

O problema é justamente a busca por vagas e a almejada contratação de uma empresa, então continue lendo o artigo e depois assista à live salva no  youtube para sanar todas as suas dúvidas. No vídeo há o processo e a busca de vagas bem explicadinho para vocês, com direito a sugestões de empresas que contratam!

O que é o visto EB-3?
O visto EB-3 (employment based, que significa literalmente “baseado no trabalho”) é um processo legal para quem teve uma boa oferta de trabalho e deseja adquirir uma residência permanente nos Estados Unidos pelo Green Card por trabalho. Para garantir esse visto, uma condição importante é ter uma oferta de trabalho feita por uma empresa confiável, respeitável e reconhecida perante a imigração.

Algumas vantagens na hora de tirar o visto EB-3: não é necessário graus mais elevados de educação, condições máximas de idade ou grandes investimentos financeiros dependendo da categoria escolhida.

Quais são as categorias do visto EB-3?
O visto EB-3 é formado por três categorias e você tem a liberdade para escolher quais dessas opções é melhor para você:

Não qualificado: realizam trabalho não qualificado que não seja de natureza temporária ou sazonal e requerem menos de 2 anos de treinamento ou experiência. No momento está em maior busca pelas pessoas;
Qualificado: às vezes pode ser uma melhor alternativa para você e não é necessário um diploma;
Profissional: demanda experiência profissional e diploma em sua área de atuação.

Qual é a diferença entre o visto H-2B e EB-3?
Embora sejam um pouco parecidos, é importante saber que o processo de ambos os vistos são divergentes em uma série de fatores.
Enquanto o H-2B permite que você trabalhe de maneira temporária (em um período de, no máximo, 1 ano) e executem serviços ou mão-de-obra não agrícola temporária de maneira única, sazonal, com pico de carga ou de forma intermitente, o EB-3 concede que você adquira um Green Card baseado no trabalho.
Além de que o EB-3 permite que você trabalhe para a empresa que te deu o EB-3, mas que também possa fazer renda complementar com outros trabalhos, o que diverge do H-2B, onde o empregado é exclusivo da empresa que o contratou.

Como funciona o processo de retirada do visto EB-3?
Para poder contatar o advogado e solicitar o visto de EB-3, é necessário já ter a vaga de trabalho garantida. O advogado só vai conseguir dar a entrada no seu processo se você já tiver a oferta do empregador e só depois vai ser necessário o empregador entrar com esse processo junto ao departamento de trabalho dos Estados Unidos. É um procedimento de certa forma demorado que requer muitas etapas cumpridas até você conseguir tirar, de fato, o seu visto. E esse processo pode ser feito tanto no próprio Estados Unidos quanto no Brasil.
Para informações melhor detalhadas sobre esse processo, assista ao vídeo aqui.

Melhores áreas para seguir na busca de vagas para o visto EB-3 nos Estados Unidos
Existem muitas empresas que contratam estrangeiros e essa procura por empregados internacionais se deu pelo fato de encontrarem poucos candidatos para preencher as vagas de trabalho. Portanto, separei aqui algumas áreas que mais estão contratando (os nome de cada empresa especificamente estão informadas no vídeo):

Não qualificados:

  • Agricultura;
  • Motorista de caminhão;
  • Cuidadores;
  • Transporte e logística;
  • Saúde;
  • Beleza;
  • Confeitaria/gastronomia;
  • Limpeza;
  • Indústria e construção;
  • Carpintaria.

Qualificados:

  • Área Jurídica (direito);
  • Área jurídica para planos de saúde (direito);
  • Consultoras;
  • Business Intelligence;
  • Mecânica;
  • Enfermeiro;
  • Educação;
  • Marketing;
  • Desenvolvimento de sistemas.

Faça a sua própria pesquisa
Por último, mas não menos importante, tenha a iniciativa de pesquisar as empresas contratantes e que entreguem o visto EB-3 por si só, porque é dessa forma que você vão achar as melhores oportunidades e de segmentos mais interessantes para a área em que atua. Na live muitas sugestões de empresas de diversificadas áreas foram compartilhadas e uma delas pode ter tudo a ver com você, então vai lá dar uma conferida!

Depois, veja quais são as dúvidas mais comuns sobre o visto de estudante nos Estados Unidos ou acesse a nossa consultoria e tenha auxílio no seu processo de planejamento e execução.

Fale agora sobre você: quais áreas achou mais interessante e vai tentar aplicar para adquirir o sonhado visto EB-3?

Contate-nos